Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática

Solange Múglia Wechsler (org.)

O livro oferece um panorama dos trabalhos e pesquisas que vêm sendo realizados na área de Psicologia Escolar e Educacional, por docentes que representam várias instituições de ensino superior, de caráter privado ou público. Os capítulos do livro foram organizados de acordo com o tema do grupo de trabalho, que é a pesquisa, a formação e a prática em Psicologia Escolar, visando demonstrar, dessa maneira, a necessária interligação desses três elementos ao se falar sobre o psicólogo escolar.

Disponibilidade
Em estoque
de R$68,00 por R$54,40
.

Prefácio

Parte 1
A pesquisa em psicologia escolar


Capítulo 1 - As origens e o desenvolvimento da Psicologia Escolar
Samuel Pfromm Netto

Capítulo 2 - Pesquisa em Psicologia Escolar
Geraldina Porto Witter

Capítulo 3 - Perspectivas para o futuro da Psicologia Escolar
Maria Helena Novaes


Parte 2
A formação em psicologia escolar


Capítulo 4 - Formando psicólogos escolares no Brasil: dificuldades e perspectivas
Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 5 - Padrões e práticas das associações internacionais em Psicologia Escolar
Solange Múglia Wechsler

Capítulo 6 - Visão transdisciplinar na formação do psicólogo escolar
Maria Helena Alves


Parte 3
A prática em psicologia escolar


Capítulo 7 - Habilidades envolvidas na atuação do psicólogo escolar/educacional
Zilda A.P. Del Prette & Almir Del Prette

Capítulo 8 - Avaliação das dificuldades de aprendizagem: novas perspectivas para a avaliação psicoeducacional
Eda Marconi Custódio

Capítulo 9 - Processamento humano de informação e avaliação de leitura e de escrita de crianças
Ângela Maria Vieira Pinheiro

Capítulo 10 - Problemas psicossociais e influências na prática da Psicologia Escolar: investigações sobre o vandalismo no contexto da escola pública
Antonio Roazzi, Claudia Loureiro & Circe Maria Gama Monteiro


Síntese do grupo de trabalho da ANPEPP 'Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática'

Sobre os autores

A decisão de coletar trabalhos apresentados na ANPEPP, colocando-os em forma de livro, partiu da constatação da carência de publicações atualizadas e brasileiras na área de Psicologia Escolar e Educacional que há muito tempo vem sendo discutida. Os docentes do programa de graduação em Psicologia questionam o dilema da escolha de obras que possam oferecer um panorama do que existe e do que pode ser feito. Nessa busca, ora encontram livros já bastante antigos, ora têm de buscar a literatura internacional que, por representar outra realidade cultural e ser escrita em outro idioma, traz inúmeras dificuldades de compreensão ao estudante de graduação.
Embora não tenha sido almejado tratar de todas as questões que afetam a Psicologia Escolar no país, esta obra oferece um panorama dos trabalhos e pesquisas que vêm sendo realizados sobre o tema, por docentes que representam várias instituições de ensino superior, de caráter privado ou público.
Os capítulos do livro foram organizados de acordo com o tema do grupo de trabalho, que é a pesquisa, a formação e a prática em Psicologia Escolar, visando demonstrar, dessa maneira, a necessária interligação desses três elementos ao se falar sobre o psicólogo escolar. 
Por fim, esperamos que este livro possa servir de auxílio àqueles que se preocupam com a pesquisa, a formação e a prática em Psicologia Escolar no Brasil, e que possa fornecer subsídios para uma mudança de valores, possibilitando, assim, o crescimento da ciência e da profissão do Psicólogo Escolar.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-552-2
Coleção Coleção Psicologia Escolar e Educacional
Edição 4
Ano 2011
Páginas 224
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

Veja Também