Políticas Públicas Educacionais

Capítulo 1
O Trabalho como Princípio Pedagógico em Marx, Lênin e Gramsci e sua Problemática na Atualidade
Paolo Nosella
Elinilze Guedes Teodoro
Capítulo 2
Formação de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional
Ronaldo Marcos de Lima Araujo
Capítulo 3
A Organização do Ensino Público Primário de Belém-PA - 1930-1937 projeto político-educacional
Maria José Aviz do Rosário
Capítulo 4
Autonomia da Escola Pública: diferentes concepções em embate no cenário educacional brasileiro
Antônio Cabral Neto
Luis Carlos Marques Sousa
Capítulo 5
A Avaliação Institucional como Política Pública
Olgaíses Maués
Capítulo 6
Elitismo e Exclusão na Educação Brasileira
Amarilio Ferreira Jr.
Marisa Bittar
Sobre os Autores
O livro Políticas Públicas Educacionais apresenta, em seus capítulos, de maneira diferenciada, rica e plural, a contribuição de seus autores para a construção de novos conhecimentos na temática.
Reiterando as palavras do professor José Claudinei Lombardi, esperamos que esta leitura motive ainda mais a elucidar os contraditórios caminhos e descaminhos per-corridos pela política educacional brasileira. Por um lado, mostrando como a educação expressa a lógica do capital e da burguesia, por outro, como a educação pode contribuir para a emergência de um novo homem e de uma nova sociedade.
Na contramão de uma educação crescentemente tornada mercadoria e fonte de desmesurada lucratividade, mantemos a esperança de que, transformada em uma trincheira de luta, a educação contribua para rasgar a camisa de força da lógica incorrigível do capital, nos ajudando a sinalizar o caminho para uma consistente estra-tégia de construção de um mundo para além do capital.
Editora | Alínea |
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ISBN | 978-85-7516-473-0 |
Edição | 2 |
Ano | 2011 |
Páginas | 158 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |