Políticas Educativas e Gestão Educacional
O presente trabalho reúne textos produzidos por dois Grupos de Pesquisa com a intenção de contribuir para as discussões sobre a gestão educacional no contexto curricular dos Cursos de Pedagogia, que, apesar da concepção ampla de docência preconizada em suas Diretrizes Curriculares, de modo geral, têm uma produção que merece ampliar-se para além dos conhecimentos relativos à dimensão gestionária, definida pela concepção que está presente nas orientações das referidas Diretrizes.
Apresentação
01
Democracia, Educação e Gestão Educacional na Sociedade Brasileira
Dinair Leal da Hora
02
A Educação no Contexto da Globalização Neoliberal
Walter Lopes de Sousa e Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
03
Gestão Escolar: a construção de um conceito
Luciana Borges de Lisboa e Dinair Leal da Hora
04
O Projeto da Nova Institucionalidade da Educação Profissional Brasileira dos Anos 1990
Ronaldo Marcos de Lima Araújo
05
A Gestão Democrática da Política Educacional e a Institucionalização dos Sistemas Municipais de Ensino no Pará
Francisco Willams Campos Lima, Oneide Campos Pojo e Vanilson Oliveira Paz
06
O Gerencialismo na Educação: a premiação na educação escolar paraense
Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo e Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos
07
O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em Duque de Caxias/RJ: tensões e perspectivas
Luiza Maria Martins Chaves e Dinair Leal da Hora
08
Sistemas Educacionais: modelos de gestão e organização das práticas na baixada fluminense
Dinair Leal da Hora
Sobre os Autores
A formação para a gestão educacional, como indicada nas DCN-Pedagogia, traz uma contribuição importante, rompendo com visões fragmentadas e fortemente centralizadas da organização escolar e dos sistemas de ensino. Ao se indicar o campo de atuação do licenciado em Pedagogia, as DCN-Pedagogia compreendem a gestão educacional numa perspectiva democrática, que deve integrar as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere a planejamento, administração, coordenação, acompanhamento, avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como a análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação (Parecer CNE/CP n. 05/2005).
O presente trabalho reúne textos produzidos por dois Grupos de Pesquisa com a intenção de contribuir para as discussões sobre a gestão educacional no contexto curricular dos Cursos de Pedagogia, que, apesar da concepção ampla de docência preconizada em suas Diretrizes Curriculares, de modo geral, têm uma produção que merece ampliar-se para além dos conhecimentos relativos à dimensão gestionária, definida pela concepção que está presente nas orientações das referidas Diretrizes.
Esperamos, com esta obra, contribuir para a ampliação da discussão da gestão educacional, especialmente nos Cursos de Pedagogia, abertos para comentários e críticas que possam ajudar a melhorar a nossa participação na formação de formadores para uma educação crítica, criativa e consistente.
Editora | Alínea |
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ISBN | 978-85-7516-679-6 |
Edição | 1 |
Ano | 2014 |
Páginas | 202 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
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