Matemática Básica Interdisciplinar

Tales Alexandre Aversi-Ferreira

A crescente tendência de diminuição das cargas horárias nas instituições de ensino superior no Brasil torna mais difícil a transição dos alunos da escola anterior para a universidade, uma vez que a maioria não tem consolidados os conhecimentos mínimos requeridos para o ensino superior. Preencher essa lacuna exige, de professores e alunos, perspicácia e muita perseverança. Este livro aborda a Matemática básica em sua prática interdisciplinar na Física, Química e Biologia. Por meio de discussões teóricas e exercícios, procura-se levar o leitor ao domínio das operações matemáticas e de sua aplicabilidade nessas diferentes áreas, bem como das metodologias científicas aplicadas a cada caso.

Disponibilidade
Em estoque
de R$45,00 por R$36,00
.

Capítulo 1
Noções sobre razão e proporção
Razão
Operações com razões ou frações
Proporção
Aplicações das noções de razão e proporção
Exercícios propostos

Capítulo 2
Aplicações das Noções de Razão e Proporção na Matemática
Comentários sobre aplicações das noções de razão e proporção na matemática
Segmentos proporcionais – teorema de Tales de Mileto. Semelhança entre figuras planas
Semelhança em figuras planas
Divisão em partes proporcionais
Exercícios propostos

Capítulo 3
Aplicações das Noções de Razão e Proporção na Biologia
Comentários sobre as dimensões nos seres vivos
Exercícios propostos

Capítulo 4
Aplicação das Noções de Razão e Proporção na Química
Comentários sobre o uso de razão e proporção na química
Densidade dos materiais
Exercícios propostos

Capítulo 5
Aplicação das Noções de Razão e Proporção na Física
Comentários sobre as noções de razão e proporção na física
Velocidade e aceleração escalar
Nos estudos de óptica
Exercícios propostos

A crescente tendência de diminuição das cargas horárias nas instituições de ensino superior no Brasil torna mais difícil a transição dos alunos da escola anterior para a universidade, uma vez que a maioria não tem consolidados os conhecimentos mínimos requeridos para o ensino superior e preencher essa lacuna exige, de professores e alunos, perspicácia e muita perseverança.

Visando auxiliar essa passagem e promover um ensino de qualidade, este livro aborda a Matemática básica em sua prática interdisciplinar na Física, Química e Biologia, procurando associar o conteúdo informativo direto com o raciocínio lógico e concatenado. Os conceitos de razão e proporção são estudados com enfoque em cada uma dessas disciplinas, o que permite dar subsídios para trabalhá-las individualmente de forma mais rápida, porém consistente, e ao mesmo tempo relacioná-las. Desse modo, as dimensões nos seres vivos, a densidade dos materiais, velocidade e aceleração escalar e outros temas são estudados em suas particularidades e em sua unidade com a vida.

Por meio de discussões teóricas e exercícios, procura-se levar o leitor ao domínio das operações matemáticas e de sua aplicabilidade nessas diferentes áreas, bem como das metodologias científicas aplicadas a cada caso.

Trata-se, portanto, de uma obra-chave para professores e alunos das áreas de exatas e biológicas que necessitam de agilidade no aprendizado sem abrir mão da profundidade de conteúdos em sua vida acadêmica.

Mais Informações
ISBN 978-85-7670-285-6
Páginas 150
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

Veja Também