História, Política e Educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista

Géssica Priscila Ramos

O livro constitui um sólido ensaio sobre a história da escolarização do estado de São Paulo, à luz da clivagem da legislação. Tomando como fontes documentais prioritárias as leis que regem a vida escolar, a autora elabora um vasto panorama das ações legislativas expressas em políticas educacionais no decorrer de um longo período, que vai do final do século XIX ao final do século XX. Uma obra que ensina a pensar os grandes desafios que se apresentaram no debate público da educação, destina-se não apenas aos historiadores da educação, mas também aos estudiosos das temáticas pedagógicas, além de professores e estudantes de Pedagogia e das demais licenciaturas.

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Prefácio
Da História da Educação à Política Educacional: intersecções

Introdução

Capítulo 1
O Nascimento e a Institucionalização da Escola Primária Paulista
Contexto político e educação no Brasil
A institucionalização das escolas primárias paulistas
A novidade das estratégias de expansão
Notas finais

Capítulo 2
A Escola Primária Paulista: entre disputas e uma expansão desqualificada
Contexto político e educação no Brasil
Ruralistas e escolanovistas na regulamentação da escola primária paulista (1930-1937)
Nem ruralismo, nem escolanovismo: o assistencialismo como estratégia determinante de expansão da escola em São Paulo (1937 a 1945)
Notas finais

Capítulo 3
Os (Des)Caminhos Legais da Democratização da Escola Primária Paulista
Contexto político e educação no Brasil
São Paulo na dianteira desenvolvimentista e a expansão da escola primária a todo custo (e a baixos custos)
Notas finais

Capítulo 4
A Desconstrução da Escola Primária Paulista
Contexto político e educação no Brasil
O fim e os restos da escola primária republicana: rumo ao fundamental
Regulamentações gerais do ensino primário no estado
O protagonismo de São Paulo na desconstrução do ensino primário
Notas finais

Considerações Finais

Lista de Siglas

Este livro traz como objeto a escola primária do estado de São Paulo, a partir da interlocução entre os campos da história da educação e da política educacional, tendo entre suas referências centrais as principais legislações que organizaram a escola paulista entre o final do século XIX e o final do século XX. Apresenta um importante panorama das normatizações que embasaram a política educacional do período, articulando a estas as mudanças postas na história política e econômica do país e do estado de São Paulo.
Uma de suas maiores contribuições é a organização analítica de dados teóricos e legais desse longo período, revelando as opções e tendências paulistas presentes nos vários momentos de expansão de sua escola primária, indo desde a Reforma da Instrução Pública de 1892, que sinalizava o sonho republicano de expandir a escolarização primária às massas populares, até os caminhos legais privilegiados nos últimos anos de vida formal dessa escola no estado.
Trata-se de uma obra do campo da história da educação, voltada não somente aos historiadores da área, mas notadamente aos pesquisadores, bem como aos professores e estudantes das licenciaturas, especialmente de Pedagogia, ao contribuir com a reflexão sobre os grandes desafios constantes do debate sobre a democratização da escola pública paulista ao longo dos anos.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-65-5755-060-1
Edição 1
Ano 2023
Páginas 278
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

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