Formação e Profissão Docente em Tempos Digitais

Dirce Maria Falcone Garcia e Sálua Cecílio (orgs.)
No campo da educação, em numa conjuntura que apela para o reformismo e mudança como condições da qualidade requisitada - frente às exigências sociais e de mercado -, as incertezas e os questionamentos também são variados e traduzem simultaneamente espanto, curiosidade e o medo. Os temas aqui tratados podem servir para discutir e repensar a formação dos professores em tempos digitais. Dito de outra forma, isso pode significar uma estratégia de sobrevivência da profissão docente, que se vê cercada de um potencial tecnológico, para muitos, capaz de intensificar a precarização do trabalho e de contribuir para a diluição do papel do professor.
Disponibilidade
Em estoque
de R$47,00 por R$37,60
.
Apresentação

Capítulo 1
A Agenda da OCDE para a Educação: a formação do professor
Olgaíses Cabral Maués

Capítulo 2
Políticas Públicas de Formação de Professores: estratégias de regulação e questão da autonomia
Mara Rúbia Alves Marques

Capítulo 3
Resultados Educativos y Formación de Profesores en Cuba: efecto dominó de una política social
Orlando Fernández Aquino
Roberto Valdés Puentes


Capítulo 4
As Formas Atuais de Modernização do Trabalho de Professores: individualização e precarização?
Aparecida Neri de Souza

Capítulo 5
Carreira Docente e os Desafios da Profissionalização do Trabalho dos Professores
Margarita Victoria Rodríguez

Capítulo 6
Educação a Distância, Competências, Tecnologias e o Trabalho Docente: pontuando relações, fragilidades e contradições
Dirce Maria Falcone Garcia

Capítulo 7
Socied@de em Rede, Trabalho Docente e Soci@bilidades Contemporâne@s
Sálua Cecílio
Jacqueline Florêncio Santos


Capítulo 8
Trabalho Docente e Tecnologias: controle e mercadorização do conhecimento
Deise Mancebo

Capítulo 9
Tecnologia na Educação: uma questão de transformação ou de formação?
Joana Peixoto

Capítulo 10
Vicissitudes de uma 'Imigrante' entre 'Nativos Digitais'
Ana Maria Nicolaci-da-Costa

Sobre os Autores
Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-366-5
Edição 1
Ano 2009
Páginas 260
Formato 140 x 210 mm