Estado e Políticas Públicas em Tempos de Reformas

Antonio Bosco de Lima e Gabriel Humberto Muñoz Palafox (orgs.)
Os autores desta coletânea estão vinculados à docência do ensino superior. Atuam em áreas afins, passando pelo ensino em cursos de bacharelado e licenciatura: Educação Física, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, bem como em cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Esta obra, pelas temáticas abordadas - qualificação do trabalhador, movimentos sociais, terceiro setor, trabalho docente, avaliação da educação, inclusão, ou seja, temáticas vinculadas ao Estado e Políticas Sociais -, destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, vinculados a setores da Educação, Ciências Sociais e demais cursos de formação de professores.
É válido destacar que os autores têm inserção em grupos e pesquisas nacionais bem como labutam em várias Instituições de Ensino Superior, o que garante, em certa medida, um movimento de ideias e de práticas que inserem esta coletânea numa perspectiva de análise crítica da realidade social, política e educacional.
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Apresentação

PARTE I.
Estado e Reformas no Contexto da Reestruturação Produtiva

Capítulo 1

Trabalho, Precarização e Formação dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo no Brasil
Carlos Lucena e Robson Luiz de França

Capítulo 2
Padrões Históricos do (Neo)Liberalismo Brasileiro e Reforma Educacional: um balanço da era FHC
Mara Rúbia Alves Marques

Capítulo 3
O Estado e as Políticas de Qualificação Profissional Implantadas no Sistema Prisional
Camila Maximiano Miranda

Parte II
Estado, Movimentos Sociais e Terceiro Setor

Capítulo 4

A Materialização das Políticas do 'Terceiro Setor', na Educação Brasileira, no Contexto de '(Contra)Reforma' do Estado
Úrsula Adelaide de Lélis e Maria Vieira da Silva

Capítulo 5
Parcerias Público Privado na Educação: um estudo sobre o voluntariado empresarial
Aline Barbosa de Miranda

Capítulo 6
Educação em Movimento: políticas e práticas educativas do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra
Aparecida Maria Fonseca

Parte III
Estado (Im)Potente: inclusões, exclusões, trabalho docente e avaliação da educação

Capítulo 7

Desemprego Juvenil e Políticas de Educação Profissional no Contexto da Reestruturação Produtiva
Maria Vieira Silva e Idalice Ribeiro Silva Lima

Capítulo 8
Reformas do Estado e Centralidade do Trabalho Docente: uma reflexão necessária
Adelino José de Carvalho Dias

Capítulo 9
Políticas Públicas e Avaliação: sobre o controle e a emancipação humana
Antonio Bosco de Lima e Antônio Cláudio Moreira Costa

Capítulo 10
Ensino Superior: os nós das políticas de inclusão educacional e as pessoas com deficiências
Lázara Cristina da Silva e Marilúcia de Menezes Rodrigues

Posfácio
Terceiro Olhar: considerações sobre relações sociais e políticas na reforma do Estado
Jefferson Ildefonso da Silva

Sobre os Autores
Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-395-5
Edição 1
Ano 2010
Páginas 244
Formato 140 x 210 mm