Currículo(s) e educação infantil: retrospectiva e perspectivas de trabalho
PATRICIA MARIA FRAGELLI E LUCIANA CRISTINA CARDOSO
O texto apresentado neste livro discorre sobre a possibilidade de construção e aplicação de um currículo integrador e significativo para o contexto da educação infantil. Primeiramente, há uma retrospectiva histórica sobre os conceitos de currículo(s) e sobre como os mesmos exercem influência no contexto social, sem deixar de lado a perspectiva inversa. Ou seja, a sociedade interfere nas questões curriculares assim como elas interferem na sociedade. Nesta concepção, o currículo é visto em sua amplitude, como um instrumento de poder. Posteriormente, há a apresentação e a discussão de questões curriculares ligadas ao contexto da educação brasileira e os estudos que defendem a implantação de um sistema curricular único. O texto aborda ainda as contribuições de pensadores como Froebel, Montessori e Freinet para o trabalho realizado nas escolas de educação infantil e apresenta a pedagogia de projetos como um dos caminhos possíveis para a aprendizagem significativa, não fragmentação dos conteúdos, assim como da chamada transgressão curricular.
Disponibilidade
Em estoque
de
R$28,00
por
R$23,80
.
Editora | EdUFSCar |
---|---|
ISBN | 978-85-7600-239-0 |
Edição | 1 |
Ano | 2011 |
Páginas | 81 |
Formato | 27 X 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento Maristela Angotti (org.)de R$53,00 por R$43,20
-
Quem tem Medo de Ensinar na Educação Infantil? em defesa do ato de ensinar Alessandra Arce e Lígia Márcia Martins (orgs.)de R$74,00 por R$59,20
-
Ensinando Ciências na Educação Infantil Alessandra Arce Hai, Debora A. S. M. da Silva, Michele Varotto e Carolina Costa Miguelde R$96,00 por R$76,80