Currículo(s) e educação infantil: retrospectiva e perspectivas de trabalho

PATRICIA MARIA FRAGELLI E LUCIANA CRISTINA CARDOSO
O texto apresentado neste livro discorre sobre a possibilidade de construção e aplicação de um currículo integrador e significativo para o contexto da educação infantil. Primeiramente, há uma retrospectiva histórica sobre os conceitos de currículo(s) e sobre como os mesmos exercem influência no contexto social, sem deixar de lado a perspectiva inversa. Ou seja, a sociedade interfere nas questões curriculares assim como elas interferem na sociedade. Nesta concepção, o currículo é visto em sua amplitude, como um instrumento de poder. Posteriormente, há a apresentação e a discussão de questões curriculares ligadas ao contexto da educação brasileira e os estudos que defendem a implantação de um sistema curricular único. O texto aborda ainda as contribuições de pensadores como Froebel, Montessori e Freinet para o trabalho realizado nas escolas de educação infantil e apresenta a pedagogia de projetos como um dos caminhos possíveis para a aprendizagem significativa, não fragmentação dos conteúdos, assim como da chamada transgressão curricular.
Disponibilidade
Em estoque
de R$28,00 por R$23,80
.
Mais Informações
Editora EdUFSCar
ISBN 978-85-7600-239-0
Edição 1
Ano 2011
Páginas 81
Formato 27 X 21 cm
Idioma Português