Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de Química

Jane Raquel Silva de Oliveira e Salete Linhares Queiroz
O livro tem como objetivo mostrar, principalmente aos ingressantes nos cursos de graduação, de forma simples e sucinta, aspectos relevantes da comunicação científica. Nele são encontrados exemplos extraídos de conceituadas revistas científicas nacionais da área de Química e também de revistas de divulgação científica de grande circulação, que são úteis para auxiliar o leitor no entendimento dos tópicos em foco.
Disponibilidade
Em estoque
de R$36,00 por R$28,80
.

Apresentação

CAPÍTULO 1.
Considerações sobre Comunicação Científica

CAPÍTULO 2.
Algumas Formas de Comunicação Científica
Relatórios
Artigos científicos
Trabalhos apresentados em reuniões científicas
Projetos de pesquisa
Artigos científicos de divulgação
Artigos relacionados à educação em ciência
Livros didáticos
Artigos de divulgação da ciência

CAPÍTULO 3.
Principais Componentes dos Textos Científicos
Título
Autores
Afiliações
Resumo
Palavras-chave
Introdução
Materiais e métodos
Resultados
Discussão
Conclusões
Citações e referências bibliográficas
Agradecimentos

CAPÍTULO 4.
Localizando e Utilizando a Literatura sobre Química
Tipos de fontes de pesquisa
Algumas bases de dados sobre Química

CAPÍTULO 5.
Algumas Características da Linguagem Científica
A linguagem científica
Os tempos verbais nos textos científicos
Os jargões científicos

Referências

Lista de Abreviaturas e Siglas

Embora a capacidade de comunicação em linguagem científica seja extremamente importante para os graduandos da área de Química, são ainda escassos os materiais didáticos sobre o tema direcionados a esse público, especialmente no Brasil. O presente guia tem como objetivo mostrar, principalmente aos ingressantes nos cursos de graduação, de forma simples e sucinta, aspectos relevantes da comunicação científica. Nele são encontrados exemplos extraídos de conceituadas revistas científicas nacionais da área de Química e também de revistas de divulgação científica de grande circulação, que são úteis para auxiliar o leitor no entendimento dos tópicos em foco.
O texto proporciona uma visão geral de como a comunicação científica evoluiu ao longo dos séculos e discute questões relacionadas às avaliações quantitativas e qualitativas das publicações, bem como os aspectos éticos a elas vinculados.
Em seguida, trata do formato de alguns documentos que veiculam a informação científica, tais como: relatórios, artigos científicos, trabalhos expostos em reuniões científicas, projetos de pesquisa, artigos de divulgação científica etc. Abordam-se, inclusive, os principais componentes dos referidos documentos: resumo, palavras-chave, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão etc. Os objetivos e as características de cada um dos documentos e dos seus respectivos componentes também são discutidos.
Por fim, apresentam-se algumas bases de dados que são constantemente utilizadas para a realização de pesquisas bibliográficas na área de Química, assim como se chama a atenção para características importantes da linguagem científica.

Mais Informações
Editora Átomo
ISBN 978-85-7670-261-0
Edição 2
Ano 2017
Páginas 116
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

Veja Também