Administração de Instituições de Ensino Superior
Nesta obra, discute-se, com propriedade, o papel da administração profissional para o sucesso e a sustentabilidade de uma IES, abordando diversas temáticas, tais como a formação de líderes educacionais, atribuição do administrador profissional em uma instituição de ensino, o uso de indicadores de medição de resultados e até melhores maneiras de atender o aluno e de cuidar de sua boa formação. Escrito de maneira didática, o livro, pelos seus referenciais teóricos, pelas dicas e práticas passíveis de implementação imediata nas IES, é leitura obrigatória para estudantes, professores, coordenadores, dirigentes e mantenedores de IES.
Prefácio
Apresentação
Introdução
A Administração Profissional
Capítulo 1
Ensino Superior Brasileiro: potencial crescente e muitas contradições
Rodrigo Capelato
Capítulo 2
Liderança Educacional
João Pinheiro de Barros Neto
Capítulo 3
O Papel da Administração Profissional nas Instituições de Ensino Superior
Teresinha Covas Lisboa
Capítulo 4
Estratégia e Planejamento em Instituições de Ensino Superior
Antonio Vico Mañas
Capítulo 5
Balanced Scorecard como Sistema de Gerenciamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior
Robson Paz Vieira e Fernando José Garrigos
Capítulo 6
Avaliação e Indicadores em Instituições de Ensino Superior
Taiguara de Freitas Langrafe e Adalberto Américo Fischmann
Capítulo 7
Marketing Educacional
Edmir Kuazaqui
Capítulo 8
Excelência no Atendimento ao Aluno (Cliente?)
Paulo Farah Navajas e Marcelo Pinotti Meaulo
Capítulo 9
EAD no Brasil: estamos no caminho?
Luiz Eduardo Takenouchi Goulart
Capítulo 10
Governança Corporativa nas Instituições de Ensino Superior: fundamentos, aplicabilidade e cenários
Walter Lerner
Posfácio: Metodologias Ativas de Aprendizado – a era do aprendizado ativo ou experiencial
Antonio Dirceu de Miranda e Marco Antonio Sampaio de Jesus
Administrar uma Instituição de Ensino Superior (IES), na atual conjuntura brasileira, é um instigante desafio. Empreendedores e profissionais de Administração devem fundamentar seu trabalho na necessidade de se atuar tanto para a sustentabilidade do negócio, visto que a IES está inserida em um mercado cada vez mais competitivo, quanto para a vocação maior de uma instituição de ensino que é de educar as pessoas. Esses dois aspectos não são antagônicos ou excludentes e, se conciliados, certamente, possibilitam melhores resultados nos negócios e a excelência na formação dos estudantes.
Esta obra é fruto da experiência prática e da pesquisa dos integrantes do grupo de Excelência em Gestão de IES do Conselho Regional de Administração de São Paulo, formado por experientes administradores, profissionais do corpo docente de diversas IES. Discute, com propriedade, o papel da administração profissional para o sucesso e a sustentabilidade de uma IES, abordando diversas temáticas, tais como a formação de líderes educacionais, atribuição do administrador profissional em uma instituição de ensino, o uso de indicadores de medição de resultados e até melhores maneiras de atender o aluno e de cuidar de sua boa formação.
Escrita de maneira didática, a obra, pelos seus referenciais teóricos, pelas dicas e práticas passíveis de implementação imediata nas IES, é leitura obrigatória para estudantes, professores, coordenadores, dirigentes e mantenedores de IES.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-678-9 |
Edição | 1 |
Ano | 2014 |
Páginas | 256 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
A Administração Escolar Analisada no Processo Histórico Geraldo Francisco Filhode R$37,00 por R$29,60
-
Administração Escolar e Educacional: planejamento, políticas e gestão Soraia Chafic El Kfouri Salernode R$45,00 por R$36,00
-
História da Administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi e Lalo Watanabe Minto (org.)de R$55,00 por R$44,00