A relação entre professor, aluno e currículo em sala de aula
Os conteúdos tratados neste livro giram em torno das relações existentes em sala de aula entre três atores principais: o professor, o currículo e o aluno, estando, dessa forma, subdividido em três unidades. Na primeira, o professor é analisado quanto à sua formação e condição de profissional do ensino, culminando nos saberes necessários para que esse profissional desenvolva suas funções em sala de aula. Na segunda unidade, o aluno entra em cena e o foco recai sobre as teorias que o mantém como componente central dos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o objetivo final do trabalho do professor em sala de aula é desenvolver a aprendizagem em seus alunos por meio do ensino, o autor analisa como esses dois atores relacionam-se e influenciam-se durante esses processos. Finalmente, na terceira unidade, é acrescentado o currículo ao cenário de sala de aula, procurando demonstrar que sua configuração traz concepções de mundo que acabam por moldar os relacionamentos entre professor e aluno. Não só isso, o currículo é capaz de determinar o tipo de ensino e aprendizagem que será desenvolvido em sala de aula, caracterizando-se como componente essencial desses processos.
Editora | EdUFSCar |
---|---|
ISBN | 978-85-7600-268-0 |
Edição | 1 |
Ano | 2011 |
Páginas | 73 |
Formato | 21 X 27 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores - Volume 1 Sylvio Gadelha e Lúcia Pulinode R$54,00 por R$43,20
-
Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores - Volume 2 Paula Ramos de Oliveira e Walter Omar Kohande R$60,00 por R$48,00