Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco

Maria Carmen V. Rosa Tacca, Albertina Mitjáns Martínez, Fernando Luis González Rey e Cristina M. Madeira Coelho (Orgs.)

A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.

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Apresentação

Capítulo 1
A Criança que se Desenvolve Subjetivamente em Sala de Aula: Caminhos para o aprender escolar
Andressa Martins do Carmo de Oliveira e Fernando Luís González Rey

Capítulo 2
Subjetividade e Aprendizagem: A relação professora-crianças como base da prática pedagógica
Luana Vaz e Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 3
Experiências Corporais, Educação e Desenvolvimento Subjetivo
Victor Lino Bernardes e Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 4
A Indissociabilidade Entre o Subjetivo e o Operacional na Singularidade de um Processo de Alfabetização
Karina Panizza de Sousa Pinto e Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 5
Aprendizagem Escolar e Subjetividade: Uma compreensão para além da dimensão assimilativa do aprender
Marília dos Santos Bezerra e Fernando Luís González Rey

Capítulo 6
Para Além do Fracasso Escolar: Produções de sentidos subjetivos de uma estudante em situação de conflito psicossocial
Renata Liziane Passos e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Capítulo 7
As Implicações da Subjetividade nas Ações da Terapia Ocupacional: Processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo
Polyana Gonçalves de Sousa e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Capítulo 8
Práticas Pedagógicas com Arte: A professora e seus processos de ensinar
Patrícia Nunes de Kaiser e Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 9
A Configuração Subjetiva da Ação de Aprender: Implicações na organização do contexto educativo na formação de professores
Valdívia de Lima Pires Egler e Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 10
Um Olhar sobre a Constituição Docente desde o Enfoque Histórico-cultural da Subjetividade
Diego Barrios e Maria Carmen V. Rosa Tacca

Este livro apresenta diversos estudos de caso realizados com base na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, os quais apresentam diferentes questões com enfoque nos processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo. São textos sobre pesquisas em que os trabalhos de campo aparecem de forma explícita, o que permite ao leitor acompanhar a articulação entre aspectos teóricos e práticos, como também se aproximar dos processos subjetivos tanto dos pesquisadores como dos colaboradores das pesquisas. Os conteúdos que emergem favorecem a reflexão e o aprofundamento sobre temáticas educacionais da contemporaneidade.

A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-866-0
Edição 1
Ano 2019
Páginas 248
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

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