Subjetividade, aprendizagem e desenvolvimento: estudos de caso em foco
A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.
Apresentação
Capítulo 1
A Criança que se Desenvolve Subjetivamente em Sala de Aula: Caminhos para o aprender escolar
Andressa Martins do Carmo de Oliveira e Fernando Luís González Rey
Capítulo 2
Subjetividade e Aprendizagem: A relação professora-crianças como base da prática pedagógica
Luana Vaz e Cristina M. Madeira Coelho
Capítulo 3
Experiências Corporais, Educação e Desenvolvimento Subjetivo
Victor Lino Bernardes e Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 4
A Indissociabilidade Entre o Subjetivo e o Operacional na Singularidade de um Processo de Alfabetização
Karina Panizza de Sousa Pinto e Cristina M. Madeira Coelho
Capítulo 5
Aprendizagem Escolar e Subjetividade: Uma compreensão para além da dimensão assimilativa do aprender
Marília dos Santos Bezerra e Fernando Luís González Rey
Capítulo 6
Para Além do Fracasso Escolar: Produções de sentidos subjetivos de uma estudante em situação de conflito psicossocial
Renata Liziane Passos e Maria Carmen V. Rosa Tacca
Capítulo 7
As Implicações da Subjetividade nas Ações da Terapia Ocupacional: Processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo
Polyana Gonçalves de Sousa e Maria Carmen V. Rosa Tacca
Capítulo 8
Práticas Pedagógicas com Arte: A professora e seus processos de ensinar
Patrícia Nunes de Kaiser e Cristina M. Madeira Coelho
Capítulo 9
A Configuração Subjetiva da Ação de Aprender: Implicações na organização do contexto educativo na formação de professores
Valdívia de Lima Pires Egler e Albertina Mitjáns Martínez
Capítulo 10
Um Olhar sobre a Constituição Docente desde o Enfoque Histórico-cultural da Subjetividade
Diego Barrios e Maria Carmen V. Rosa Tacca
Este livro apresenta diversos estudos de caso realizados com base na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, os quais apresentam diferentes questões com enfoque nos processos de aprendizagem e desenvolvimento subjetivo. São textos sobre pesquisas em que os trabalhos de campo aparecem de forma explícita, o que permite ao leitor acompanhar a articulação entre aspectos teóricos e práticos, como também se aproximar dos processos subjetivos tanto dos pesquisadores como dos colaboradores das pesquisas. Os conteúdos que emergem favorecem a reflexão e o aprofundamento sobre temáticas educacionais da contemporaneidade.
A intenção nas argumentações de cada capítulo que compõe este livro é mostrar que o desenvolvimento subjetivo é a grande possibilidade quando se trata de avançar na compreensão de processos educativos inovadores ou daqueles conflitantes e desafiadores. Dessa forma, é ele que possibilitará a emergência do aprendiz como sujeito ou agente de sua ação, ou seja, é a pessoa que, ao vivenciar os singulares processos de aprender e se desenvolver, produz recursos subjetivos próprios que vão permitir o enfrentamento dos desafios que, muitas vezes, se interpõem.
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-866-0 |
Edição | 1 |
Ano | 2019 |
Páginas | 248 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Educação de crianças e jovens na contemporaneidade: pesquisas sobre sintomas na escola e subjetividade Ana Lydia Santiago ; Regina Helena de Freitas Campos (org.)de R$45,00 por R$38,25
-
Que Escola é Essa? Anacronismos, resistências e subjetividades Marcio Mariguela, Ana Maria Faccioli de Camargo e Regina Maria de Souza (orgs.)de R$52,00 por R$41,60
-
Sociedade, subjetividade e educação: perspectiva marxista e frankfurtiana Angela Cristina B. Mascarenhas e Silvia Rosa S. Zanolla (orgs)de R$42,00 por R$33,60
-
Subjetividade: teoria, epistemologia e método Fernando Luis González Rey e Albertina Mitjáns Martínezde R$75,00 por R$60,00
-
Subjetividade Contemporânea: discussões epistemológicas e metodológicas Albertina Mitjáns Martinez, Mauricio Neubern e Valéria D. Mori (orgs.)de R$68,00 por R$54,40
-
Neuropsicologia e Subjetividade: Fundamentos do Método Ramain Maria Clara Nassifde R$59,00 por R$47,20