Representações do Masculino: mídia, literatura e sociedade

Maria Inês Ghilardi-Lucena e Francisco de Oliveira (orgs.)
Se, por um lado, a experiência vivenciada nas relações sociais é respaldada pelos discursos do cotidiano, apontando para um imaginário coletivo medíocre que aprisiona as mulheres e os homens em papéis tradicionais, por outro, a condição masculina começa a ser discutida e compreendida como específica e como efeito das relações dialéticas entre os seres humanos.
Esta obra é um convite à reflexão sobre o que é ser homem no mundo atual, sobretudo nas sociedades ocidentais, em que a matriz clássica - de que o homem nasce para vencer, dominar e seu valor é diretamente proporcional às vitórias que alcança: no trabalho, no esporte, nas relações pessoais, enfim em todos os campos em que porventura se insira - está presente em constante dialética e é, por vezes, conflituosa.
Nos discursos de legitimação, é comum que as eventuais diferenças sejam construídas de modo a explicar as desigualdades, entretanto, a grande narrativa da masculinidade, com sua imagem tradicional das virtudes viris, começa a esfacelar-se no mundo fragmentário e caleidoscópico da pós-modernidade, servindo, todavia, ainda de referência para outras narrativas e outros sentidos.
Enquanto a ciência se preocupa com o permanente, a literatura trabalha mais com o vivido, com o objetivo experimentado subjetivamente, daí a importância do estudo de personagens clássicas para entender o gênero como categoria analítica e o papel do homem nos diferentes tempos da humanidade.
Disponibilidade
Em estoque
de R$50,00 por R$20,00
.
Apresentação

Capítulo inicial

Discurso e gênero: uma questão de identidade
Maria Inês Ghilardi-Lucena

Parte 1. Gênero masculino e mídia

Capítulo 1

Do machismo ao masculino: o vínculo das relações de gênero transformou o homem?
Vera Lúcia Pires Márcia Maria Severo Ferraz

Capítulo 2
Identidade e sedução: representação do homem negro na revista Raça Brasil
Maria Luiza Martins de Mendonça

Capítulo 3
Pedagogias do espaço doméstico: quartos para meninos e a construção de masculinidades
Susana Bornéo Funck

Capítulo 4
A vez do homem: representações do masculino em capas de revista
Maria Inês Ghilardi-Lucena

Capítulo 5
O metrossexual: um homem do terceiro tipo
Flailda Brito Garboggini

Capítulo 6
O homem na publicidade de absorventes femininos
Julio Fernando Núñez García

Capítulo 7
Homens, ricos e heróis: os personagens masculinos do novelista Benedito Ruy Barbosa
Márcia Fantinatti

Parte 2. Gênero masculino e literatura

Capítulo 8

Neoptólemo, imagem do novo herói
José Ribeiro Ferreira

Capítulo 9
Representação do masculino na tragédia de Sêneca
Cleonice Furtado de Mendonça van Raij

Capítulo 10
O homem e o amor aos filhos em Plutarco
Carmen Soares

Capítulo 11
Masculinidade e Pós-modernidade: a imagem do homem e o fim das grandes narrativas
Ana Maria Dantas Cunha de Miranda Oliveira

Parte 3. Gênero masculino e sociedade

Capítulo 12

Ser homem na Pólis Ateniense
Delfim F. Leão

Capítulo 13
Admeto, Senhor da Casa Vazia, em Alceste de Eurípides
Maria do Céu Fialho

Capítulo 14
Vencer é preciso! Considerações sobre o universo masculino
Maria Marcelita Pereira Alves

Capítulo 15
O olhar e a voz na construção do discurso do masculino: a questão da paternidade
Vera Lúcia Pereira

Capítulo 16
A representação do masculino na tradição gaúcha
Helena Confortin

Capítulo 17
Trote universitário, gêneros e hierarquias sociais
Antônio Ribeiro de Almeida Júnior Oriowaldo Queda

Sobre os autores e organizadores

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-256-9
Edição 1
Ano 2008
Páginas 294
Formato 140 x 210 mm