Políticas Educacionais e (Re) Significações do Currículo

Maria Zuleide da Costa Pereira e Arlete Pereira Moura (orgs.)
O livro discute a necessidade e a importância de se refletir sobre as Práticas Pedagógicas e sua relação com as Políticas Educacionais de um Estado Liberal Nacional. Diante disso, pode-se pensar na construção de uma proposta de práxis baseada no desenvolvimento de uma pedagogia histórico-crítica tanto na formação do indivíduo, quanto na do cidadão e, mais ainda, na do docente.
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Apresentação

Introdução

Capítulo 1 - Globalização e Políticas Educacionais: (Re)significando o currículo

Maria Zuleide da Costa Pereira

Capítulo 2 - Desregulagens nas Políticas do Conhecimento Oficial
Arlete Pereira Moura

Capítulo 3 - Crise da Modernidade e Formação de Professores: A pedagogia das competências
Fábio do Nascimento Fonseca

Capítulo 4 - Autonomia Curricular: Perspectivas e realidades
José Carlos Morgado

Capítulo 5 - Currículo e Diversidade Cultural: África e Africanismo em História
Elio Chaves Flores

Capítulo 6 - Currículo como Espaço de Construção da Corporalidade: Gênero, poder e corpo na educação física
Laura Hills

Capítulo 7 - Alteridade e Currículo
Ana Dorziat

Sobre os Autores
Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 85-7516-143-1
Edição 1
Ano 2006
Páginas 107
Formato 140 x 210 mm