Formação Docente, Arte e Tecnologias: contribuições do campo sócio-histórico
Pensar a formação de professores de artes visuais no século XXI requer refletir sobre as possibilidades que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem para esse campo de atuação. Longe de serem uma escolha, as TIC impõem-se no trabalho docente, muito menos porque gostamos e muito mais porque essa é a linguagem dos nossos alunos e porque as políticas públicas têm apontado para esse caminho.
Apresentação
Parte I. Alguns Fundamentos
Capítulo 1
Fundamentos Sócio-históricos para a Compreensão da Formação em Artes: impactos das tecnologias digitais
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Capítulo 2
Arqueologia do Futuro: a tríade educação, arte e tecnologia por Fredric Jameson
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
Capítulo 3
Teoria Estética: contribuições baseadas em Theodor Adorno
Mari Ines Piekas
Capítulo 4
Apontamentos Filosóficos Acerca da Formação Docente em Arte: análise crítica de um problema
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
Capítulo 5
Educação Estética: a visão de Karl Marx e reflexões para a formação docente em artes visuais
Angela Maria de Andrade Palhano
Parte II. Formação Docente
Capítulo 6
Formação de Professores: um recorte sobre o advento das tecnologias e a construção do sentido estético
Stéfani Rafaela Pintos da Rocha
Capítulo 7
Reflexões Sobre Formação Docente, Arte e Tecnologia: preâmbulo para uma proposta pedagógica baseada nas artes visuais
Fábio Wosniak
Capítulo 8
Arte e Tecnologia na Formação de Professores
Milka Lorena Plaza Carvajal
Capítulo 9
Tecnologias Contemporâneas: considerações sobre sua interferência na formação e atuação do professor de artes visuais
Valéria Metroski de Alvarenga
Capítulo 10
Apontamentos Sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores
Yáskara Beiler Dalla Rosa
Capítulo 11
A contradição dos Interesses da Ação e da Criação no Ensino de Arte: um olhar sobre a condição da educação básica
Jaymini Pravinchandra Shah
Capítulo 12
Arte, Tecnologia e Formação de Professores: apontamentos na área da educação especial
Liane Carvalho Oleques
Os desafios colocados na atualidade em relação à formação docente suscitam debates que vão desde problemáticas que implicam a baixa remuneração dos docentes até a estrutura organizacional das escolas públicas.
Pensar a formação de professores de artes visuais no século XXI requer refletir sobre as possibilidades que as tecnologias da informação e da comunicação oferecem para esse campo de atuação. Longe de serem uma escolha, as TIC impõem-se no trabalho docente, muito menos porque gostamos e muito mais porque essa é a linguagem dos nossos alunos e porque as políticas públicas têm apontado para esse caminho.
Trazendo à discussão diversos aspectos de tal conjuntura, a presente obra divide-se em duas partes. Na primeira, apresentam-se contribuições de pensadores acerca das artes, de seu ensino e de suas relações com as tecnologias. Com base em uma visão sócio-histórica, ao longo dos textos, são abordadas diversas questões que envolvem a formação docente, destacando os elementos críticos por trás das políticas públicas. Na segunda parte, desenvolvem-se articulações bem fundamentadas entre a formação docente em artes, o uso de novas tecnologias, a questão da inclusão e o entrelaçamento desses temas com as políticas públicas vigentes.
Editora | Alínea |
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ISBN | 978-85-7516-788-5 |
Edição | 1 |
Ano | 2017 |
Páginas | 194 |
Formato | 16 x 23 cm |
Idioma | Português |
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