Ensino de Química: o uso de analogias

Olímpio José da Silva Júnior, Deyse de Souza Dantas e Robson Fernandes de Farias

O uso de analogias tem crescido como uma alternativa para facilitar o ensino de Ciências, sobretudo de conceitos com grau levado de dificuldade ou de abstração. Os livros didáticos têm apresentado com frequência esse recurso, entretanto muitos podem trazer erros conceituais e trabalhar com ideias preconcebidas, isto é, não tratar a analogia de uma perspectiva de construção de conceitos com os estudantes.

Disponibilidade
Em estoque
de R$40,00 por R$32,00
.

Introdução

Capítulo 1
Concepções Alternativas e Erros Conceituais
Definições de concepções alternativas e erros conceituais
Como surgem as concepções alternativas nos estudantes
Características das concepções alternativas
Os principais erros conceituais evidenciados no ensino de equilíbrio químico

Capítulo 2
As Analogias
Modelos
Definindo analogias
Variabilidades terminológicas
O uso de analogias na Química
Usando analogias para ensinar

Capítulo 3
Metodologia de Análise
Desenvolvimento do estudo
Levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de Química
Classificação com base no modelo adaptado do proposto por Thiele e Treagust (1994)
Análise das analogias encontradas nos livros didáticos de Química
Questionário aplicado aos professores

Capítulo 4
Resultados e Discussões
Questionários
Analogias encontradas nos livros didáticos

Considerações Finais

Referências

Anexo 1
Livros Analisados

Anexo 2
Questionário de Entrevista aos Professores

O uso de analogias tem crescido como uma alternativa para facilitar o ensino de Ciências, sobretudo de conceitos com grau levado de dificuldade ou de abstração. Os livros didáticos têm apresentado com frequência esse recurso, entretanto muitos podem trazer erros conceituais e trabalhar com ideias preconcebidas, isto é, não tratar a analogia de uma perspectiva de construção de conceitos com os estudantes.
Imagens e ilustrações trazidas nesses livros podem, também, levar os alunos a concepções errôneas de conceitos científicos, principalmente quando esse material não é discutido em classe.
Este livro traz questionamentos fundamentais sobre esse tema, bem como, por meio de exemplos, auxilia o professor a analisar os vários aspectos das analogias − suas vantagens, limitações, contextos em que podem ser empregadas − e, com base nisso, a utilizá-las com segurança em sala de aula.

Mais Informações
Editora Átomo
ISBN 978-85-7670-272-6
Edição 1
Ano 2017
Páginas 122
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

Veja Também