Diversidade sexual: homens parceiros de mulheres transexuais

Milene Soares Agreli e Maria Alves de Toledo Bruns

Este livro,por meio de entrevistas, dá voz aos parceiros de mulheres transexuais − que falam de si, dos seus projetos de vida, do prazer e da dor, desejos, subjetividades, sexualidades −, procurando apreender os sentidos que atribuem ao relacionamento afetivo e sexual.

Trata-se de um mergulho no mundo da diversidade sexual, que interessa tanto a estudiosos quanto a leigos que procuram entender o assunto, o que possibilita criar um espaço efetivo para que essas parcerias possam existir e coexistir dignamente na sociedade.

Disponibilidade
Em estoque
de R$38,00 por R$30,40
.

Prefácio

Introdução

CAPÍTULO 1
O fenômeno da diversidade sexual na contemporaneidade

CAPÍTULO 2
Homens parceiros de mulheres transexuais: a despatologização da diversidade sexual sob a perspectiva foucaultiana

CAPÍTULO 3
Relações de gênero e diversidade sexual na conjugalidade e família contemporâneas

CAPÍTULO 4
Contornos sob a perspectiva merleau-pontyana da sexualidade

CAPÍTULO 5
Nos horizontes da compreensão/interpretação do mundo vivido de parceiros de transexuais

Acesso aos colaboradores

CAPÍTULO 6
Desvelando sentidos de vivências afetivas e sexuais de homens parceiros de mulheres transexuais
Histórias de vidas
Nos horizontes da família
Vivências hetero-afetivo-sexuais
Vivências homo-afetivo-sexuais
Transições e descobertas: orientação e identidade sexual
Nos horizontes da transfobia
A vivência afetivo-sexual com uma transexual
Projeto de vida

Horizontes

Referências

No cenário contemporâneo, estão no centro das discussões as mudanças ocorridas no âmbito da sexualidade, que se caracterizam pela configuração de múltiplos arranjos e parcerias afetivas cujas dinâmicas precisamos compreender.

Este livro, a fim de ampliar os diferentes olhares sobre essa questão, por meio de entrevistas, dá voz aos parceiros de mulheres transexuais − que falam de si, dos seus projetos de vida, do prazer e da dor, desejos, subjetividades, sexualidades −, procurando apreender os sentidos que atribuem ao relacionamento afetivo e sexual.

Tais depoimentos são analisados com base na perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, de modo que as narrativas de vida dessas pessoas propiciem ao leitor a oportunidade compreendê-las de uma maneira mais abrangente.

Nos horizontes dessa compreensão, estão a forma de se relacionar consigo e com o mundo; as vivências hetero e homoafetivas em suas multiplicidades, as transições e descobertas de orientação e identidade sexual; a homofobia, a transfobia, o estigma e o encontro com as mulheres transexuais, acompanhados dos conceitos e terminologias essenciais do fenômeno e de um percurso reflexivo sobre a sexualidade e as questões de gênero.

Trata-se de um mergulho no mundo da diversidade sexual, que interessa tanto a estudiosos quanto a leigos que procuram entender o assunto, o que possibilita criar um espaço efetivo para que essas parcerias possam existir e coexistir dignamente na sociedade.  

Mais Informações
Editora Átomo
ISBN 978-85-7670-281-8
Edição 1
Ano 2019
Páginas 122
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

Veja Também