Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional

Claisy Maria Marinho-Araujo e Sandra Francesca Conte de Almeida

Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais.

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Prefácio

Apresentação

Parte 1. Psicologia Escolar: História e conexões, fios e desafios

Capítulo 1
Encontros, Desafios e Impasses: A história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil

Capítulo 2
Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola
Educação
A educação na escola

Capítulo 3
Professor e Escola: Trabalho e profissão
Professor: formação e desempenho
Professor: subjetividade e trabalho

Parte 2. Psicologia Escolar: Identidade em construção

Capítulo 4
Memória e Atualidade

Capítulo 5
Formação como Ação Formativa

Parte 3. Psicologia Escolar e a Atuação Profissional

Capítulo 6
Intervenção Institucional:Possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar
Atuação preventiva: a intencionalidade no planejamento

Palavras Finais

Anexo 1. Orientações para Observação em Sala de Aula
Anexo 2. Roteiros e Registro de Observação em Sala de Aula
Anexo 3. Roteiros para Entrevista com Professores

Referências
Documentação oficial e legislação

É objetivo deste livro contribuir para a visibilidade de novas formas de atuação psicológica no contexto escolar. Compreendendo a escola como um lugar privilegiado do exercício profissional em Psicologia Escolar, as autoras defendem a intervenção institucional, prioritariamente o trabalho com os professores e com a equipe escolar, visando a construção de espaços de interlocução favoráveis à circulação de concepções e representações sobre o desenvolvimento humano, às estratégias psicopedagógicas de ensino e aprendizagem, às abordagens para o desenvolvimento de equipe, aos diferentes enfoques na ação relacional. Para tal, acreditam na perspectiva preventiva de atuação, comprometida com as transformações sociais, ao mesmo tempo que evidenciam as contradições entre as práticas educativas e as demandas dos sujeitos no contexto 4 educacional, de modo a propiciar alternativas de superação da visão conservadora de adaptação escolar e social. Espera-se que este trabalho, além de apresentar ao leitor (psicólogo escolar ou não) fonte de reflexão sobre a formação e atuação profissionais, instigue um maior número de psicólogos ao desafio mobilizador de encontrar caminhos que ampliem o papel do psicólogo escolar e viabilizem ações comprometidas com as demandas sociais e educacionais que urgem ser respondidas no país. Potencializar a opção profissional e pessoal pela autoria da história - para nela investir em possibilidades -, nutrir esperanças e lutar por uma ética de tolerância e de solidariedade: este é o convite aqui feito.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-711-3
Edição 4
Ano 2014
Páginas 128
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

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