Psicologia Escolar: identificando e superando barreiras

Raquel Souza Lobo Guzzo e Claisy Maria Marinho-Araujo (Orgs.)

Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira.

Disponibilidade
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Apresentação

Parte 1 – As Barreiras Políticas

Capítulo 1
2008 – Ano da Educação para os Psicólogos: encaminhamentos e próximos passos
Raquel Souza Lobo Guzzo e Adinete Sousa da Costa Mezzalira

Capítulo 2
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: desafios para o Psicólogo Escolar
Denise de Souza Fleith

Capítulo 3
Psicologia Escolar no Distrito Federal: história e compromisso com políticas públicas
Claisy Maria Marinho-Araujo, Marisa Maria Brito da Justa Neves

Trata-se de um livro que visa contribuir para a identificação e enfrentamento dos limites e desafios que se constituem como barreira à construção política e profissional da Psicologia Escolar, que busca sua superação por meio da presença do Psicólogo em contextos educativos, com uma visão crítica para uma psicologia voltada para a promoção do desenvolvimento humano e para a construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a Educação, em diferentes níveis e modalidades, sobretudo, na realidade da escola pública brasileira. 
Este é mais um livro de uma série que vem sendo produzida pelo Grupo de Trabalho Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP — Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Ao apresentarmos esta obra, consideramos importante que ela seja mais uma demonstração do esforço que o grupo vem fazendo para tornar a Psicologia Escolar e Educacional Brasileira presente nas salas de aula da formação básica de Psicólogos. 
O GT de Psicologia Escolar/Educacional tem como objetivo o desenvolvimento e a consolidação da Psicologia Escolar — como campo científico de produção de conhecimento, pesquisa e intervenção. Sua composição passou, ao longo do tempo, por reestruturações, mas seus participantes não deixaram de manter a interação entre as reflexões e as pesquisas que são expressas em publicações coletivas, intercâmbios institucionais, participação em eventos científicos, projetos, parcerias na formação de novos pesquisadores e outras iniciativas.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-470-9
Coleção Coleção Psicologia Escolar e Educacional
Edição 1
Ano 2011
Páginas 320
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

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