Educação e a Curva Pedagógica

Elisa Pereira Gonsalves

A Curva Pedagógica está organizada sob o pressuposto de que a integração entre as atividades de estudo desenvolvidas em aula e os estados neuro-fisio-afetivos dos sujeitos é fundamental. Consideramos que estes dois elementos formam uma estrutura unitária, de componentes inseparáveis, cuja funcionalidade tem o poder de promover uma atuação pedagógica mais eficiente.

Ao distinguir diferentes passos a serem dados em uma aula, esta nova didática inclui possibilidades criativas para o educador gerar diferentes situações de aprendizagem para os estudantes, que mobilizem diferentes partes do nosso corpo. O acolhimento dos aspectos neurobiológicos na aprendizagem pode contribuir de forma producente para uma nova didática.

Disponibilidade
Em estoque
de R$45,00 por R$36,00
.

Prefácio

Apresentação

Parte 1. Fundamentos Teóricos e Metodológicos

Aprender, apesar da escola?
Só se aprende com base nas próprias referências
Estilos de aprendizagem
Metacognição, autonomia e autorreflexão
Afeto e disponibilidade
Aprender a restabelecer vínculos
O educador como cuidador
A aula como manifestação do movimento vital

Parte 2. A Curva Pedagógica

O conceito de curva pedagógica
Passo 1: Harmonização
Passo 2: Pactuação
Passo 3: Ativação
Passo 4: Exposição
Passo 5: Concentração
Passo 6: Aplicação
Passo 7: Celebração
Avaliação: compreensão e investigação

Considerações Finais

Referências

A Curva Pedagógica está organizada sob o pressuposto de que a integração entre as atividades de estudo desenvolvidas em aula e os estados neuro-fisio-afetivos dos sujeitos é fundamental. Consideramos que estes dois elementos formam uma estrutura unitária, de componentes inseparáveis, cuja funcionalidade tem o poder de promover uma atuação pedagógica mais eficiente.
Ao distinguir diferentes passos a serem dados em uma aula, esta nova didática inclui possibilidades criativas para o educador gerar diferentes situações de aprendizagem para os estudantes, que mobilizem diferentes partes do nosso corpo. O acolhimento dos aspectos neurobiológicos na aprendizagem pode contribuir de forma producente para uma nova didática.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-691-8
Edição 1
Ano 2014
Páginas 122
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português