Psicologia Cognitiva: construção de significados em diferentes contextos

Lourdes Meireles Leão e Mônica Correia (orgs.)

A coletânea nos conduz com maestria ao mundo impreciso e dinâmico da construção de significados, sem pretensões a uma ciência das soluções, mas cumprindo uma função especialmente nobre à Psicologia Cognitiva: a de criar problemas, por meio dos quais a inovação e o sentido tornam-se possíveis na atividade científica.

Disponibilidade
Em estoque
de R$52,00 por R$41,60
.

Prefácio

Introdução: a reconhecida relevância do processo de construção de significados para o funcionamento cognitivo
Lourdes Meireles Leão e Mônica Correia

Capítulo 1
Linguagem, Significado, Atividade, Sujeito e Cognição: noções que orientam estudos sobre o processo de construção de significados
Mônica F. B. Correia

Capítulo 2
Significando e Ressignificando: construindo significados
Lourdes Meireles Leão

Capítulo 3
Negociações, Rupturas e Renegociações do Contrato Didático: refletindo sobre a construção de significados numa sala de aula de Matemática, na perspectiva dos fenômenos didáticos
Anna Paula de Avelar Brito Menezes e Marcelo Câmara dos Santos

Capítulo 4
A Construção de Significados em Álgebra com Base em Uma Sequência de Ensino: um olhar para a sala de aula
Mônica Maria Lins Lessa e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão

Capítulo 5
Cognição, Afetividade, Subjetividade: analisando a construção de significados na sala de aula de Matemática
Claudia Roberta de Araújo Gomes e Jorge Tarcísio da Rocha Falcão

Capítulo 6
Processos de Compreensão de Textos e Habilidades Metacognitivas: estudos com universitários
Patrícia Maria Uchôa Simões e Maria Helena Santos Dubeux

Capítulo 7
Relações entre Leitura, Matemática e Construção de Significados
Síntria Labres Lautert e Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Um dos principais desafios da Psicologia Cognitiva tem sido compreender como o significado é construído e usado em diferentes contextos sociais e culturais. A série de artigos que compõe este livro contribui para a formação de um corpo de conhecimentos sobre o assunto, apresentando, como ponto de partida, o sentido dado a conceitos centrais envolvidos no processo de construção de significados, além de abordá-la em diferentes cenários: um contexto profissional de alta densidade tecnológica, salas de aulas de matemática (considerando didática, introdução à álgebra e constituição da subjetividade do educador), a construção do sentido do texto pelo leitor universitário e a aprendizagem da leitura e do conceito de divisão como fator de transformação de esquemas cognitivos. Esta obra, caracteriza-se, portanto, como significativa fonte para pesquisadores, docentes e interessados na discussão de aspectos relacionados à mente humana.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-764-9
Edição 2
Ano 2018
Páginas 164
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português