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Sociedade, subjetividade e educação: perspectiva marxista e frankfurtiana

Autor(es): Angela Cristina B. Mascarenhas e Silvia Rosa S. Zanolla (orgs)

Editora: Alínea

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Sociedade, subjetividade e educação: perspectiva marxista e frankfurtiana Sociedade, subjetividade e educação: perspectiva marxista e frankfurtiana

Em uma era em que os fundamentos históricos do conhecimento se colocam como substrato de resistência teórica e prática à humanidade, esta obra representa o esforço conjunto de autores que buscam um diálogo rico e consistente entre duas das mais importantes linhas de pensamento dos últimos tempos: o marxismo e a teoria crítica frankfurtiana. Analisam, dentre outros temas, a identidade política e a educação como elemento fundamental da consciência de classe; formação humana e constituição ideológica da beleza corporal, a relação da psicanálise e teoria crítica; a importância da literatura para compreender o conceito de indústria cultural e o sentido estético/epistemológico da teoria crítica como premissa da educação para a emancipação.

Apresentação

Capítulo 1
Consciência de Classe, Identidade Política e Educação
Angela Cristina Belém Mascarenhas

Capítulo 2
Educação e Marxismo: a educação da perspectiva da classe trabalhadora
Paulo Sergio Tumolo

Capítulo 3
Trabalho Docente, Sindicalismo e Crise do Movimento Sindical: elementos constitutivos de uma identidade política
Hugo Leonardo Fonseca da Silva

Capítulo 4
Notas Sobre a Concepção de Homem e Sociedade em T. W. Adorno
José Leon Crochík

Capítulo 5
Uma Concepção de Educação em Theodor Adorno
Rita Amelia Teixeira Vilela

Capítulo 6
Formação e Cultura em T. W. Adorno
Silvia Rosa Silva Zanolla

Capítulo 7
Considerações Acerca do “Conceito de Esclarecimento”
Luís César de Souza

Capítulo 8
Reflexões Sobre a Questão do Sujeito Psíquico em Adorno e Lacan
Luiz A. Calmon Nabuco Lastória

Capítulo 9
Formação Humana e Constituição da Beleza Corporal: um diálogo com base na teoria crítica da Escola de Frankfurt
Lílian Brandão Bandeira

Capítulo 10
Arte e Conhecimento em Adorno e Proust: em busca do tempo perdido
Rúbia de Cássia Oliveira

Capítulo 11
Conhecimento como Apanágio Histórico da Educação: ideologia e emancipação no jogo dos processos formativos
Márcia F. Torres Pereira

Sobre os Autores

Edição
ISBN 978-85-7516-487-7
Páginas 230
Formato 14 x 21 cm

Em uma era em que os fundamentos históricos do conhecimento se colocam como substrato de resistência teórica e prática à humanidade, esta obra representa o esforço conjunto de autores que buscam manter um diálogo rico e consistente entre duas das mais importantes linhas de pensamento dos últimos tempos: o marxismo e a teoria crítica frankfurtiana. Destacam-se, na discussão, categorias fundamentais de ambas as abordagens na interface com a temática Educação, Sociedade e Cultura. Analisam-se, dentre outros temas, a identidade política e a educação como elemento fundamental da consciência de classe; a concepção de homem e sociedade na perspectiva crítica de Adorno e Marx; os aspectos ideológicos que fundam a sociedade contemporânea na interface com a cultura e a educação — emergindo temas contemporâneos como: formação humana e constituição ideológica da beleza corporal; o sentido do conceito de esclarecimento para a educação; a relação entre psicanálise e teoria crítica; o papel da formação como estratégia política aos trabalhadores; a importância da literatura para compreender o conceito de indústria cultural e o sentido estético/epistemológico da teoria crítica como premissa da educação para a emancipação.

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* Imagens meramente ilustrativas, não representam fotos reais do produto.

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