Olá visitante

Itens no carrinho: 0

Subtotal: R$0,00

Marx e a Pedagogia Moderna

Autor(es): Mario Alighiero Manacorda

Editora: Alínea

de R$55,00

por R$44,00

Disponibilidade: Em estoque

Marx e a Pedagogia Moderna Marx e a Pedagogia Moderna

Manacorda, neste livro, traduz as nuanças semânticas dos termos e expressões mais importantes da linguagem marxiana. Sua análise vai desvelando os sentidos exatos do ensino politécnico e do ensino tecnológico, proposto por Marx, elaborando a construção gradativa e firme do conceito de onilateralidade do ser humano. Assim, por meio da ciência filológica, o livro explica o que Marx escreveu sobre Educação e Escola; revela também as incertezas e as certezas que tinha. Por causa de seu método, este trabalho de Manacorda é profundamente moderno e sua permanência está garantida.

Apresentação
Prefácio à Edição Brasileira
Referências
Prefácio

Parte 1. A “Pedagogia” Marxiana

1. Instrução e Trabalho
1847-48: Os princípios do comunismo e o Manifesto
1866-67: As instruções aos delegados e O Capital
1875: A crítica ao programa de Gotha
Lênin “discípulo” de Marx

2. O que é o Trabalho?
Trabalho: uma expressão negativa
A atividade vital ou manifestação de si mesmo
Continuidade da mesma temática
Objeções provocadas por essa antinomia
O reino da liberdade

3. Homem Onilateral
Unilateralidade do proletário e do capitalista
Uma moral dividida
Aspectos positivos do homem unilateral
O conceito de homem onilateral

4. Escola e Sociedade: o conteúdo do ensino
Ensino tecnológico e trabalho infantil
Relação da escola com a sociedade, o estado e a igreja
Objetividade do ensino
Quais opções pedagógicas e quais conteúdos educativos?

Parte 2. A “Pedagogia” Marxiana Frente às Demais Pedagogias

5. Tentativa de Contextualização Histórica
Escola e não escola na história
União de ensino e trabalho na história
Marx e as pedagogias pós-marxianas
O marxismo e os problemas atuais do ensino

6. A Pedagogia Marxista na Itália: Antonio Gramsci
Do pré-marxismo de Labriola ao marxismo de Gramsci
Ensino e trabalho em Gramsci
Desenvolvimento harmonioso e integral do indivíduo
Contra o inatismo e o individualismo
Uma escola de noções rigorosas
Utilidade de uma leitura “gramsciana” de Marx

Parte 3. Discutindo com Leitores e Críticos de Marx
Galvano della Volpe: trabalho e liberdade
Lamberto Borghi: a liberdade pode surgir da necessidade?
Roberto Mazzetti: a relação de Marx com os utópicos
Os católicos e a pedagogia marxista
Uma discussão a muitas vozes

Notas
Referências

Edição 3ª - Revisada
ISBN 978-85-7516-817-2
Coleção Coleção Educação em Debate
Páginas 220
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

Marx e a Pedagogia Moderna é uma lúcida exposição do importante debate sobre Escola e Educação, que se iniciou na sociedade industrializada a partir da decisiva intervenção de Karl Marx.
O presente estudo de Mario A. Manacorda, eximiamente traduzido por Newton Ramos de Oliveira, ganha hoje especial destaque justamente porque é o resultado do trabalho de um insigne filólogo, que se esforça em datar os textos marxianos, se possível até com os meses e os dias, reconstruindo as circunstâncias político-ideológicas que influenciavam Marx na elaboração de seus textos. Manacorda, neste livro, traduz as nuanças semânticas dos termos e expressões mais importantes da linguagem marxiana. Sua análise vai desvelando os sentidos exatos do ensino politécnico e do ensino tecnológico, proposto por Marx, elaborando a construção gradativa e firme do conceito de onilateralidade do ser humano. Assim, por meio da ciência filológica, o livro explica o que Marx escreveu sobre Educação e Escola; revela também as incertezas e as certezas que tinha. Por causa de seu método, este trabalho de Manacorda é profundamente moderno e sua permanência está garantida.
Obviamente, Manacorda não é apenas um bom filólogo, é também um homem politicamente engajado. Por isso, nos capítulos finais do livro, debate a problemática educacional pós-marxiana, utilizando não apenas a luz dos princípios, mas também suas sombras, suas dúvidas e seus silêncios, transformando-os em amplos espaços para uma pessoal criatividade intelectual e tomada de posição. Ao final, abre espaço para outros autores, marxistas e não marxistas, de Gramsci a Galvano Della Volpe, dos pensadores católicos aos “independentes".
Este livro foi escrito para alunos do curso de Pedagogia. Mas ultrapassou esse limite, chegando a representar a voz mais importante do marxismo pedagógico, na Itália e em muitos outros países. Hoje, é uma obra indispensável para quem quer conhecer a proposta pedagógica de Marx, não como fórmula doutrinária, mas como uma longa construção histórica de investigação, ainda inacabada.

Nasceu em Roma, em 9 de dezembro de 1914. Formou-se em Letras na Universidade de Pisa, onde estudou também Pedagogia. Após um ano de aperfeiçoamento na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, passou a ensinar nos liceus e institutos de magistério, iniciando, ao mesmo tempo, suas atividades de tradutor e estudioso dos clássicos literários e histórico-políticos. Entre os anos de 1954 e 1957, como diretor das Edições Rinascita, deu sequência, especialmente, às coleções Os clássicos do marxismo, Pequena biblioteca marxista e Nova Biblioteca de Cultura.
Concomitantemente, especializou-se cada vez mais em questões pedagógicas e colaborou com numerosos jornais e revistas como Rinascita, Società, Il Contemporaneo, Rassegna Sovietica, Studi Storici, Ulisse, Il Calendario del Popolo e revistas pedagógicas, dentre as quais Voce della scuola democratica da qual foi diretor durante vários anos, Scuola e Costituzione e, de modo especial, Riforma della scuola que vinha dirigindo juntamente com Lucio Lombardo Radice.
Membro de associações de educadores, como a Associação de Defesa e Desenvolvimento da Escola Pública Italiana, e integrante da seção pedagógica do Instituto Gramsci e da Comissão Cultural do Partido Comunista Italiano, participou ativamente de todas as lutas educacionais da segunda metade do século XX. Tem gosto especial pela filologia e, de forma feliz, soube combinar os estudos filológicos com a teoria e a história da educação.

* Imagens meramente ilustrativas, não representam fotos reais do produto.