Gestão Educacional: amigos da escola em ação

Adolfo Ignacio Calderón, Elza Maria Tavares Silva, Maria Angélica Batista, Neusa Haruka Sezaki Gritti

A obra apresenta um inventário crítico sobre o Amigos da Escola, procurando investigar mais detidamente qual a real contribuição que pode dar à melhoria da Escola Pública (objetivo declarado do projeto). A preocupação deste estudo com a criticidade acadêmica é tamanha que, além de introduzir os princípios declarados pelo próprio Amigos da Escola desde a origem, dedicam-se ao menos dois capítulos para recolher argumentos contrários e desacreditadores desse projeto. Trata-se, pois, de leitura necessária não somente para pesquisadores, mas, principalmente, para estudantes universitários, docentes e gestores escolares e de políticas educacionais, preocupados com a construção de uma escola de qualidade.

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Prefácio

Apresentação

Introdução

Capítulo 1
Ações e Reações no Cenário Educacional
Os inimigos da educação
Em defesa da escola pública
Os amigos da onça
Uma voz acadêmico-militante
E agora, José?

Capítulo 2
As Contribuições das Pesquisas Acadêmicas
A origem das fontes
Uma estratégia neoliberal
As vedetes da mídia e a expansão dos negócios
Entre o compromisso e a descontinuidade
Da campanha às questões operacionais
Temores sem sustentação e substituições não concretizadas

Capítulo 3
Participar do Projeto: motivações e expectativas
A adesão das escolas
À procura de ajuda
Dois times numa só escola
Dúvida e frustração
Uma semente plantada

Capítulo 4
Os “Amigos da Escola” no Cotidiano Escolar
A chegada dos voluntários
Encontrando velhos atores conhecidos
Boas práticas ou práticas de referência
Lições das boas práticas
A descontinuidade de uma ação
Voluntários na escola: aspectos positivos
Ações com voluntários: aspectos negativos

Capítulo 5
Uma Importante Proposta de Trabalho Coletivo
Duas mensagens conflitantes
Conhecendo a coleção
Destacando aspectos negativos
Visualizando aspectos positivos
Os bastidores do processo

Considerações Finais

Referências

Apêndice
Uma Contribuição da Comunidade Acadêmica: a pesquisa sob o olhar da equipe da Rede Globo

Este livro é leitura necessária não somente para pesquisadores, mas principalmente para estudantes universitários, docentes e gestores escolares e de políticas educacionais, preocupados com a construção de uma escola de qualidade.
À primeira vista, nos induz a tomá-lo por obra que, ao invés de perseguir soluções estruturais para a problemática da educação no país, acaba por legitimar a lógica estabelecida, visando, inclusive, sua depuração.
Todavia, uma leitura mais atenta, pode permitir que seja entendido como trabalho distante de perspectivas necessariamente adequacionistas e privatistas, pois realiza suas análises com vistas ao desencadeamento de meta-processos de intervenção na relação escola-comunidade.
Seu mérito decorre, ainda, em tentar exprimir a dimensão contraditória que marca o movimento da realidade-alvo, revelando-nos importantes pistas para ações transformadoras na realidade educacional, a par das oportunidades que oferece para a revisão de alguns mitos que se construíram em torno, quer da participação do empresariado na educação, quer do trabalho voluntariado nas escolas.
Creio, por isto, tratar-se de obra polêmica, expressão das controvérsias que igualmente marcam a própria realidade sobre a qual se debruçou.

Prof. Dr. Donaldo Bello de Souza
Coordenador do Núcleo de Estudos em Política e História da Educação Municipal, NEPHEM – UERJ

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-633-8
Edição 1
Ano 2013
Páginas 172
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

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