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Gestão da Qualidade Total: uma abordagem prática

Autor(es): Geraldo Vieira Filho

Editora: Alínea

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Gestão da Qualidade Total: uma abordagem prática Gestão da Qualidade Total: uma abordagem prática

Com a abertura do mercado em todo o mundo, as organizações sabem que não basta serem as melhores em sua região, mas que precisam estar preparadas para uma concorrência mais ampla. Esta conscientização alavanca a competitividade, reduzindo custos, melhorando a qualidade e focando os clientes, cada vez mais exigentes.
Uma excelente ferramenta gerencial, que tem auxiliado as organizações, na busca incessante pela melhoria de seus produtos ou serviços, é o modelo de Gestão da Qualidade Total. Organizações que adotam a GQT, normalmente, superam as crises do mundo dos negócios, pois a utilização da criatividade e o comprometimento da força de trabalho alavancam ideias para a superação dos problemas.

Introdução
Histórico


Capítulo 1
Conceituando a Gestão da Qualidade Total
GQT – Gestão da Qualidade Total
Definição
Os mandamentos da GQT


Capítulo 2
Organizando para Melhorar
Estabelecendo a política da Qualidade, missão e visão da organização
Estabelecendo a política da Qualidade
Estabelecendo a missão da organização
Definindo a visão de futuro da organização
O ciclo PDCA e a melhoria contínua
Implantando o 5S
Senso de utilização (Seiri)
Senso de ordenação (Seiton)
Senso de limpeza (Seisou)
Senso de higiene (Seiketsu)
Senso de autodisciplina (Shitsuke)
Padronizando as atividades
Padronização
Benefícios da padronização
Princípios básicos da padronização
Operacionalizando os padrões
Criando a gestão à vista
Fornecedor/insumo – produto/cliente
Mapa de flexibilidade
Organograma
Descrição de função


Capítulo 3
Praticando a Qualidade
Ferramentas da qualidade
Brainstorming
Diagrama de causa e efeito
Lista de verificação
Gráfico de Pareto
Estratificação
Plano de ação
CCQ – Círculos de Controle da Qualidade
Composição do grupo de CCQ
Ouvindo o cliente, fornecedor e sociedade
Cliente, razão de ser das organizações
Fornecedor: o parceiro para o sucesso
Ouvindo a sociedade


Capítulo 4
Gerenciando e Controlando
Gerenciamento pelas diretrizes
Planejamento
Diretriz
O Gerenciamento pelas diretrizes e os grupos de CCQ
Plano de metas
A disseminação das informações
Avaliação pelo cliente
Credenciamento e avaliação de fornecedores
Avaliação de fornecedores de insumos
Avaliação dos fornecedores de serviços
Avaliação de ambiente na organização
Reunião setorial
Avaliação do ambiente na organização
Controle da qualidade do produto/serviço
Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia
Treinamento
Responsabilidade e autoridade
Ações corretivas e preventivas
Ação preventiva
Monitoramento dos resultados do processo


Capítulo 5
Onde Aplicar a Gestão da Qualidade Total
A qualidade além dos muros da organização
O sistema de gestão da qualidade baseado na norma da série ISO9000
Escopo
Referências normativas
Termos e definições
Contexto da organização
Liderança
Planejamento
Riscos e oportunidades
Suporte/apoio
Operação
Avaliação de desempenho
Melhoria
Conclusão
A organização que trabalha com a GQT e deseja ser certificada na norma ISO9001
Seis Sigma, um método de melhoria da qualidade
Origem
Por que a metodologia Seis Sigma?
O que é Seis Sigma?
Como se aplica o Seis Sigma?
Etapas da metodologia Seis Sigma
Gestão da organização por meio dos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ
Foco nos resultados
Modelo de excelência do PNQ
O custo da qualidade


Conclusão


Bibliografia

Edição 6ª - Ampliada e Revisada
ISBN 978-85-7516-838-7
Coleção Coleção Administração & Sociedade
Páginas 144
Formato 16 x 23 cm
Idioma Português

Com a abertura do mercado em todo o mundo, as organizações sabem que não basta serem as melhores em sua região, é necessário que estejam preparadas para uma concorrência mais ampla. Essa conscientização alavanca a competitividade, reduzindo custos, melhorando a qualidade e enfocando os clientes, cada vez mais exigentes.


Uma excelente ferramenta gerencial, que tem auxiliado as organizações na busca incessante pela melhoria de seus produtos ou serviços, é o modelo de Gestão da Qualidade Total. Organizações que adotam a GQT, normalmente, superam as crises do mundo dos negócios, pois a utilização da criatividade e o comprometimento da força de trabalho estimulam ideias para a superação dos problemas.


O material aqui apresentado não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas de compilar em um volume os métodos existentes de gestão para auxiliar tanto as organizações, de qualquer segmento, que desejarem aprimorar seu método gerencial em prol da melhoria contínua, quanto pesquisadores, profissionais da área, professores e, em especial, os estudantes.


São mais de 20 anos de estudos, teoria e prática que, a partir de agora, estão disponíveis para auxiliar a aplicação bem-sucedida da Gestão da Qualidade Total.

O conhecimento administrativo contemporâneo apresenta-se diversificado em sua multidisciplinaridade. Novas preocupações como ética, meio ambiente e humanização do ímpeto capitalista devem acompanhar as modernas administrações.


Basta olharmos para algumas das diferentes organizações: financeiras, industriais, comerciais, governamentais, educacionais, de saúde pública, imobiliárias, esportivas, de turismo, para percebermos a amplitude dessa diversidade.


Um dos aspectos mais importantes desse conhecimento é considerar as necessidades, as singularidades, a cultura de cada país. Não basta que se façam traduções de teorias e de procedimentos administrativos, às vezes inadequados até em seu país de origem, repetindo termos e expressões da moda. É preciso adequá-los à nossa realidade, não somente em seu conteúdo, mas também em sua forma de apresentação: linguagem clara, objetiva e, principalmente, didática.


É com essas convicções que a coleção Administração & Sociedade inaugura mais um espaço para que nossos pesquisadores, professores e profissionais da área sejam estimulados à produção de trabalhos voltados para as necessidades de nossas organizações e, sobretudo, dos nossos estudantes.

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* Imagens meramente ilustrativas, não representam fotos reais do produto.