Educação Matemática: contextos e práticas docentes
A Educação Matemática deve contemplar um conhecimento matemático atual, como ele se manifesta no dia a dia e na ciência e tecnologia do momento, contemplando não apenas o aspecto utilitarista da matemática, mas também as formas de arte, hoje atrativas para os jovens, que têm grande relação com a Matemática.
Matemática, Educação Matemática, Cidades e Casacos Vermelhos: um prefácio
Introdução
Parte 1
Fundamentos e Inovações
Capítulo 1
Formação e Trabalho Docente: demandas e desafios
1. Formação e Trabalho Docente: a terceirização como estratégia do mundo empresarial na administração da educação
Adolfo Ignácio Calderón, Thamara Strelec e Vlademir Marim
2. Ensino da Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica: uma análise das necessidades de formação de professores
Vlademir Marim
3. Formação e Trabalho Docente: demandas e desafios
Solange Vera Nunes de Lima D’ Água e Mirian Maria Andrade
Capítulo 2
Etnomatemática: concepções e ideias
4. Etnomatemática e Formação de Professores: caminhos e possibilidades
Regis Luiz Lima de Souza
5. Contribuições da Etnomatemática D´Ambrosiana para a Formação Docente
Benerval Pinheiro Santos
Capítulo 3
Perspectiva em Modelagem Matemática
6. Uma Perspectiva de Modelagem Segundo a Educação Matemática Crítica
Jussara de Loiola Araújo
7. Modelagem Matemática: método para o ensino e aprendizagem
Clarice Gameiro da Fonseca Pachi
8. Modelagem Matemática: um olhar para a corrente sociocrítica
Mirian Maria Andrade
Capítulo 4
Estatística e suas Aplicações
9. A Estatística como Ferramenta para Tomada de Decisões
Nádia Giaretta Biase
10. Aplicação da Análise de Regressão para Predição da Neutralização de Veneno Bothrops Pauloensis
Janser Moura Pereira e Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini
11. Estatística e suas Aplicações no Cotidiano
Clarice Gameiro da Fonseca Pachi
Capítulo 5
Movimento da Educação Matemática no Brasil: Malba Tahan e suas tendências no ensino
12. Matemática em Cena: imaginário, matemática e transdisciplinaridade na história da Educação Matemática brasileira
Cristiane Coppe de Oliveira
13. Mello e Souza e Malba Tahan: caminhos que se entrecruzam em uma trajetória acadêmico-profissional
Moysés Gonçalves Siqueira Filho
Capítulo 6
Educação Matemática Digital
14. Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem com Objetos de Aprendizagem
Arlindo José de Souza Júnior e Éliton Meireles de Moura
Parte 2
Práticas Pedagógicas
Capítulo 7
Filmes
15. A Sociedade dos Poetas Mortos
Karina Klinke
16. Numbers – Episódio ‘O Piloto’
Nádia Giaretta Biase
17. Cyberchase: a Corrida do Espaço
Nádia Giaretta Biase
18. O Sentimento de Pertença na Construção de uma Escola Significativa (a partir dos filmes “O Jarro” e “Nenhum a menos”)
Mical de Melo Marcelino
Capítulo 8
Jogos Matemáticos
19. Expectáveis Mudanças na Educação: compromisso com uma educação de qualidade
Vlademir Marim
20. Jogos Matemáticos: uma proposta para o ensino das operações elementares
Vlademir Marim e Ana Carolina Igawa Barbosa
Capítulo 9
Teatro: o homem que calculava
21. Malba Tahan e o Teatro: experiências teatrais a partir de O Homem que Calculava
Atílio Bari
Capítulo 10
Software e o Ensino da Matemática
22. A Utilização do Software Geogebra no Ensino da Matemática
Abaporanga Paes Lemes Alberto, Leonardo Silva Costa e Tânia Maria Machado de Carvalho
Capítulo 11
Ensino da Geometria
23. Ensino da Geometria por Meio de Origami
Evaneide Alves Carneiro e Jéssica Moreira Resende
Capítulo 12
Diálogos: formação inicial e os projetos de ensino
24. O PIBEG no Curso de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP/UFU
Cristiane Coppe de Oliveira
25. Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação (PIBEG/UFU): formação para o desenvolvimento de competências e habilidades em resolução de problemas
Vlademir Marim, Ana Carolina Igawa Barbosa e Gabriela Costa de Oliveira
26. Formação Conceitual e Desenvolvimento de Competências e Habilidades em Álgebra e Geometria Elementar: uma proposta de nivelamento para o curso de Matemática
Odaléa Aparecida Viana e Cristiane Coppe de Oliveira
27. Projetos em Estatística
Quintiliano Siqueira Schroden, Janser Moura Pereira e Nádia Giaretta Biase
28. Aplicações de Cálculo Diferencial às Ciências Naturais e Humanas: exercícios de reflexão e curiosidades
Daniel Cariello, Pedro Carlos Elias Ribeiro Junior e Tânia Maria Machado de Carvalho
Para a cidadania plena, dizia Paulo Freire, o indivíduo tem que ser alfabetizado, nós complementamos dizendo: no mundo atual, o conhecimento matemático – utilizar os números e as operações básicas – é parte essencial da alfabetização, permite entender e lidar com diversas situações presentes no cotidiano, do simples troco na padaria, do consumo de gasolina, das taxas e impostos até os índices para financiamentos, aplicações e poupança.
A Educação Matemática deve contemplar um conhecimento matemático atual – como ele se manifesta no dia a dia e na ciência e tecnologia do momento – mostrando não apenas o aspecto utilitarista da matemática, mas, também, as formas de arte, hoje atraentes para os jovens, que têm grande relação com a Matemática.
Neste livro, de conteúdo rico e variado, Vlademir Marim e Cristiane Coppe de Oliveira reuniram destacados educadores para discorrer, com muita propriedade, sobre diversos aspectos de relevância para a Educação Matemática contemporânea.
Ubiratan D’Ambrosio
Editora | Alínea |
---|---|
ISBN | 978-85-7516-689-5 |
Edição | 2 |
Ano | 2014 |
Páginas | 316 |
Formato | 14 x 21 cm |
Idioma | Português |
Veja Também
-
Reflexões sobre a Formação de Professores e o Ensino de Ciências e Matemática Marisa Franzoni e Norma Suely Gomes Allevato (orgs.)de R$48,00 por R$38,40
-
História, Filosofia e Educação Matemática: práticas de pesquisa Maria Ângela Miorim e Denise Silva Vilela (org.)de R$74,00 por R$59,20
-
História de Colaboração e Investigação na Prática Pedagógica em Matemática: ultrapassando os limites da sala de aula Dione Lucchesi de Carvalho e Keli Cristina Conti (orgs.)de R$68,00 por R$54,40
-
Solução de Problemas e a Matemática Escolar Márcia Regina Ferreira de Brito (org.)de R$75,00 por R$60,00
-
Diálogo Multidisciplinar entre as Ciências Humanas, Experimentais e da Matemática Lívia Diana Rocha Magalhães, Héctor Santiago Odetti e Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (orgs.)de R$42,00 por R$33,60
-
Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática Dario Fiorentini e Eliane Matesco Cristóvão (orgs.)de R$70,00 por R$56,00