A Educação Brasileira no Contexto Histórico

Geraldo Francisco Filho

Trata-se de um livro que tem como objetivo a ordenação cronológica de alguns fatos educacionais e elementos das teorias pedagógicas de cada período histórico, apresentando-os de modo didático, acompanhado de leituras complementares.
O propósito do livro é o de informar o aluno de modo simples e sequencial sobre um pouco da história da educação de cada período, sem a ambição de apresentar uma reflexão crítica sobre o modo como a história da educação tem sido escrita no Brasil.

Disponibilidade
Em estoque
de R$55,00 por R$44,00
.

Apresentação

01
A Expansão Comercial e Territorial da Europa Ocidental
Resumo
Propostas para reflexão

02
A Educação Aristocrática no Brasil Colonial
O processo de colonização
A estrutura de ensino da Companhia de Jesus na época da colonização
A educação jesuítica no contexto colonial
A cultura colonial
Resumo
Propostas para reflexão

03
A Educação no Brasil (1808-1822)
Visão holística do início do século XIX
As mudanças educacionais (1808-1822)
Resumo
Propostas para reflexão

04
A Educação de Elite no Período Imperial (1822-1889)
As grandes transformações do século XIX
A educação no Império Brasileiro
Resumo
Propostas para reflexão

05
A República Velha e a Educação (1889-1930)
A evolução histórica
As reformas republicanas do ensino
Resumo
Propostas para reflexão

06
A Era Vargas e as Transformações na Educação (1930-1945)
Visão holística da época
As reformas educacionais de Francisco Campos
As reformas de Gustavo Capanema
Resumo
Propostas para reflexão

07
Educação e Democratização (1946-1964)
O momento político
Modismo em educação
A educação brasileira (1946-1964)
Resumo
Propostas para Reflexão

08
A Educação nos Governos Militares (1964-1985)
Síntese dos acontecimentos históricos
As mudanças educacionais no período
O tecnicismo
Resumo
Propostas para reflexão

09
A Educação na Transição Democrática e no Início do Século XXI
A transição política
A era Collor
A educação na constituição de 1988
A atual lei de diretrizes e bases da educação nacional
Principais alterações do início do século XXI
Resumo
Propostas para reflexão

10
Teorias que Influenciaram a Educação Brasileira
A colonização, a escolástica e o mercantilismo
As ideias liberais e a colonização
O império, o liberalismo econômico e o positivismo
A primeira república, o positivismo e o darwinismo
A escola nova
O behaviorismo
Carl Rogers e a educação
A educação montessoriana
As ideias marxistas e a educação
Os avanços do construtivismo
A pedagogia libertadora de Paulo Freire
A pedagogia crítica social dos conteúdos
A qualidade total na educação brasileira
Resumo
Propostas para reflexão

11
A Educação nas Constituições
Primeira constituição (1824)
Primeira constituição republicana (1891)
A constituição de 1934
A constituição de 1937
A constituição de 1946
A constituição de 1967
A constituição de 1988
Propostas para reflexão

Considerações Finais

Referências

Trata-se de um livro que tem como objetivo a ordenação cronológica de alguns fatos educacionais e elementos das teorias pedagógicas de cada período histórico, apresentando-os de modo didático, acompanhado de leituras complementares .
O propósito do livro é o de informar o aluno de modo simples e sequencial sobre um pouco da história da educação de cada período, sem a ambição de apresentar uma reflexão crítica sobre o modo como a história da educação tem sido escrita no Brasil .
Representa um esforço válido de síntese e pode servir como uma espécie de "ponto de partida" para o aluno que hoje está cada vez mais distante de uma visão do conjunto dos fatos.
Complementada por uma reflexão mais abrangente e profunda por parte do professor e dos alunos o texto pode se constituir num material de base que pode incitar os alunos a buscar um "ponto de chegada" mais elaborado e crítico.

Mais Informações
Editora Alínea
ISBN 978-85-7516-662-8
Edição 3
Ano 2014
Páginas 178
Formato 14 x 21 cm
Idioma Português

Veja Também